O alto do umbuzeiro



O Alto do Umbuzeiro é um projeto de Leitura.
Muito mais que um livro para o entretenimento é uma proposta de chamamento ao prazer de ler.
Nele o leitor encontrará diversos elementos, ritmos e narrativas diferentes e ainda alguma decepção e encantos.
O livro que leva o título desse Projeto traz alguns elementos da história do Brasil, começando por Canudos e lembrando a Tragédia do Grande Circo Norte Americano. Mas traz ainda narrativas leves sobre o cotidiano de pessoas simples, em suas singelezas, alegrias e decepções.

Nele você vai conhecer Dona Rosinha, no conto O ALTO DA FAVELA,  sobrevivente da guerra de Canudos que morou na Favela do Morro da Providência no Rio de Janeiro, depois de ter sido raptada pelo Cabo Olavo, um dos soldados que participaram da quarta e última investida do Governo contra Belo Monte. Agora morando na cidade de Canudos espera pacientemente morrer em paz e levar consigo as dores que carregou por toda a vida.

No capítulo seguinte  em A MISSÃO você irá se deparar com uma tragédia religiosa causada por uma seita de fanáticos que ceifará a vida de inocentes em nome de uma fé que é capaz de cegar e transformar as pessoa em verdadeiros monstros. Aqui a referência é a Tragédia do Tauari, um massacre ocorrido no Seringal Lavras, às margens do Rio Tauari, em Tarauacá no Acre, promovido por membros da Igreja Pentecostal Unidos do Brasil em 1998.

Em A VIAGEM está a dúvida sobre a prática de um crime passional e a capacidade de se erguer, mesmo quando a sua base não é sólida ou justa.

A DENTISTA nos lembra que recomeçar pode ser mais simples do que se imagina, e que a dor de uma traição pode não ser a pior coisa que possa lhe acontecer

A DECISÃO é uma forma de nos levar a refletir que nem sempre tentar mudar o rumo das coisas pode ser  forma correta, decisões baseadas em emoções nem sempre são as mais sábias.

Em A ENTREVISTA DE SEU AMADEU está claro que o cotidiano sem emoções pode ser a sina de uma família tão igual a nós e a tantas outras.

METEOROLOGISTA é praticamente uma mensagem, que por mais que você saiba o que o tempo lhe reserva, é incapaz de melhorar o clima ao lado da pessoa que você ama, estando ela ao seu lado ou um filho que precisa sair de casa e cometer seu próprios erros.

SALTA MOITA é um desses personagens que surge quase sempre do nada e para lá volta. Suas ideias são sempre muito simples e as consequências nem sempre.

Em O ANDANTE DA RUA 15 encontramos Fagner e sua preguiça fenomenal, mas que um dia, uma atitude incomum o fez ver horizontes novos e lhe deu uma possibilidade de mudar... mas será que vai vencer a preguiça e conhecer o mundo?

No conto TEMPO E ESPAÇO, um fato extraordinário transforma um simples vendedor em uma pessoa capaz de romper longas distâncias apenas com a força do pensamento. Nos levando a questionar se estamos prontos para praticar as vinganças que sonhamos contra aqueles que nos fizeram mal.

DE LISBOA A MADRI, lemos sobre o poeta Manoel Cáucaso e seu mais fiel leitor que tenta descobrir se o escritor português realmente existiu e pretende fazer uma caminhada pelas belas paisagens que ligam Lisboa e Madri em uma aventura que está apenas começando.

JORGINHO D20 é aquela figura famosa, o "doidinho da cidade", amado por todos e bastante esperto. O Homem dos Chocolates Marimar (melhor não há) vai descobrir isso de forma inusitada.

A tragédia do GRAND CIRCO NORTE AMERICANO, que aconteceu na cidade de Niterói em dezembro de 1961 é o pano de fundo desse conto que suplica que não esqueçamos dessas tragédias para que não soframos de novo. Aqui uma rápida referência ao profeta Gentileza, que com sua simplicidade foi capaz de solidarizar-se com os familiares de mais de 500 pessoas mortas no que pode se chamar da maior tragédia circense do mundo.

O que leva um homem rico abandonar tudo em nome de uma vida simples na caatinga? Dr Ivan pode responder isso NA LADEIRA DO CARCARÁ, onde encontra seu verdadeiro "eu" entre bodes, cabras e um verdadeiro amor.

ENORME E INVISÍVEL é quase assim que os que sofrem com a gordofobia se vêm. Carol não é diferente, porém ela resolve mudar seu modo de viver quando se torna realmente invisível a todos que encontra durante um dia. 

PIRUETA,O CACHORRO TRISTE nos conta como o amor e a fidelidade de um cão pode nos ensinar sobre o verdadeiro sentido dessas duas palavras tão gastas e ao mesmo tempo destruídas pelos homens. 

SINÉSIA, AMÉLIA E ADÉLIA são três senhorinhas que trazem línguas peçonhentas mas que acabam sofrendo com a abstinência do veneno quando um casal se muda para a casa vizinha. Você imagina o que pode ter acontecido com o trio?

O SEGREDO conta a dúvida de um pai sobre contar ou não aos filhos sobre uma doença que está a lhe tirar a vida aos poucos. O que talvez não seja necessário.

O amor está no ar em 1CORINTIOS 13;13 "Portanto agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor". Mas perceba que o amor tem seus segredos que jamais nos revelará por completo.

O que pensa uma criança ao vivenciar um avô com Alzheimer? Alice tentou colocar essa impressão e detalhes sobre a doença e as descobertas sobre o assunto em VOVÔ NÃO SE LEMBRA DE MIM (O DIÁRIO DE ALICE). 

A esperteza de alguns jovens e a avareza de um velhinho é o pano de fundo do conto O POTE DE OURO DE SEU ALÍRIO, onde podemos ver que nem tudo que reluz é ouro.

EMBAIXO DO UMBUZEIRO, um ilustre e inesperado visitante encanta a todos com sua sanfona e sua voz. Nesse encontro toda a magia e doçura dos umbus se encontram com a presença desse visitante e seu filho sob o umbuzeiro, agora temporão.

Em O CIRCO DO PALHAÇO BARRIL você vai conhecer Dedé, que lhe ensinará o que um homem bom merece, será?

Quem é TERRA DE CEMITÉRIO e porque ele tem esse apelido?. Todos em Labaredas conhecem essa história e agora é a sua vez de saber que um torcedor do Esporte Clube Bahia nunca deixa de mostrar o amor pelo seu time, por mais que o momento seja inoportuno.

Raimundinho sabe das coisas e diz que nunca leu um livro todo, será mesmo? Em ÁGUA DESPERDIÇADA você vai ver que nem sempre um banho vale à pena...

MARYANA PROCÓPIO, é a estrela do Rádio e dos palcos que resolve voltar para sua cidade natal depois de viver tudo que as luzes da Ribalta foi capaz de lhe proporcionar.

Em O CHAN um assassino tentará lhe convencer que um massacre em uma escola é apenas uma forma de expressar sua indignação com a sociedade que começa a desafiar a base do que se conhece como Família Tradicional Brasileira.

O que acontece por trás dos muros do LE CLUB SECRET DES CHAMPS-ELYSEES? será que você é capaz de descobrir antes de ler esse conto? Ou mesmo será capaz de tentar descobrir se em sua cidade existe um clube igual e estará pronto para se tornar um de seus membros?


COMPRE AQUI SUA VERSÃO DIGITAL