Por Aqui Passou - Educação Infantil


04 Jan
04Jan


A coleção Por aqui passou... fundamenta-se com os procedimentos indicados pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI). As nove unidades são elaboradas de acordo com as áreas do conhecimento:  Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade. E mais os livros 1 e 2 de Inglês. A coleção é organizada por miniprojetos. A pedagogia de projetos apresenta-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre as diferentes possibilidades para atingir os objetivos propostos e organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas. As atividades presentes na coleção valorizam o que os alunos já sabem e respeitam o desenvolvimento de cada faixa etária.
Nome próprio – O nome próprio tem uma característica: é estável, sempre igual. Mesmo a criança com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado. Para possibilitar essa aprendizagem, foram sequenciadas atividades com o nome próprio em todos os volumes da coleção.
Material de apoio – Há uma sequência didática proposta nos onze volumes da coleção, a busca por material de apoio é solicitada à criança. Tal material complementa a atividade e oportuniza a autonomia. Esses recursos se encontram nas últimas páginas de cada livro.
Textos escolhidos – Os diferentes textos escolhidos estimulam a imaginação, o senso crítico e o gosto pela leitura. É essencial a existência de um repertório literário por meio do qual as crianças possam manter o contato com uma considerável diversidade de bons textos.
Tipo de letra – A letra em bastão facilita a discriminação dos sinais gráficos e,
consequentemente, os processos de leitura e escrita, uma vez que permite o rápido acesso a mensagens veiculadas. As atividades da coleção Por aqui passou... são propostas com palavras escritas com esse tipo de fonte, apresentam as letras totalmente separadas, facilitando a identificação por parte da criança e o reconhecimento dos sons que compõem a palavra.
Ilustrações – Nos onze volumes, há um diálogo que se estabelece entre o texto, a riqueza das ilustrações e a qualidade do projeto gráfico de cada livro, o
que legitima a importância da obra no contexto das atividades voltadas à educação infantil.


Áreas de Conhecimento

MATERNAL



Volume único Considerando concepções e orientações das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil,(sobretudo no que se refere às crianças de 0 a 3 anos), o volume 1 está organizado em um volume único, no qual, os eixos de trabalho se relacionam de forma integrada: Linguagem Oral, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais, preconizando a contextualização e a interdisciplinaridade como eixos centrais e o desenvolvimento da identidade infantil, suas condições cognitivas e sócioafetivas. A cada subtema, procura-se elaborar atividades nas quais a criança possa vivenciar situações imaginárias, reais, enriquecer sua percepção sobre elas, procurando respeitar, na diversidade, a sua singularidade


LINGUAGEM




Volumes 2,3 e 4 O lúdico e o literário estão aliados no bojo da proposta dos livros de Linguagem da coleção em todos os volumes. Sendo usuário assíduo de seu objeto de trabalho, o professor torna-se responsável pela interação entre a criança e o livro. A ação do professor nessa coleção torna-se efetiva e afetiva. A proposta de cada livro de Linguagem solicita que ele promova não apenas o caráter utilitário do texto, mas que, como mediador, indique à criança as estratégias variadas de trabalho e elabore, entre outras atividades, a dramatização, interpretação de textos, leituras compartilhadas, individuais, aproximando a criança de forma competente e eficaz do universo da leitura e da escrita.

MATEMÁTICA



Volumes 2,3 e 4
Os livros da coleção que são destinados à Matemática consideram importante que os primeiros contatos da criança com essa área lhe tragam prazer e a sensação de estar fazendo descobertas interessantes, visto que, através dos textos muito bem selecionados para a exploração das atividades, exercita o pensamento e resolve questões relativas às atividades do dia a dia. As sequências didáticas propostas nos três volumes de Matemática oportunizam o trabalho com contagens, registros, comparação de quantidades, ideias de operações, gráficos, tabelas, escrita, estimativas, entre outros conteúdos, de forma contextualizada, assegurando um aprendizado significativo. Os volumes 3 e 4 apresentam nas páginas finais uma unidade específica que oportuniza a escrita livre de numerais tendo como referência trechos de histórias ou textos anteriormente trabalhados.

NATUREZA E SOCIEDADE

Volumes 2,3 e 4
A coleção Por aqui passou... na área Natureza e Sociedade, em seus três volumes, evidencia o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade, o respeito à pluralidade e a formação cidadã na construção de uma sociedade sustentável. Os aspectos afetivos, físicos, sociais e éticos estão presentes nas atividades elaboradas com base no seguimento de competências e habilidades presentes nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Os textos específicos utilizados na exploração das atividades dessa área foram o mote na elaboração dos temas que abordam aspectos importantes para a formação humana, considerando os hábitos, costumes e valores, os quais interferem nas percepções infantis e aproximam a criança das possibilidades de interação com o mundo, abrindo possibilidades para novas relações. As ilustrações representam situações que favorecem o trabalho com os  conhecimentos prévios da criança e a exploração das relações dos conceitos com o contexto de vida em que estão inseridas. Contribuem também para a efetiva intervenção

As orientações e sugestões deste material de apoio pedagógico devem retomar, ampliar e sistematizar os conteúdos trazidos nos livros nas áreas do conhecimento exploradas, oferecendo aos alunos desafios apontados nos diferentes níveis de aprendizagem.

“É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.” Paulo Freire (1996, p.43)

Nesse sentido, dizemos que o professor constrói sua formação, enriquecendo seu aprendizado permanentemente. Estudos apontam para a necessidade de que ele seja capaz de refletir sobre seu fazer pedagógico e assumir-se como um ser pensante que faz da sua prática um aprendizado de escutas para que, de maneira competente, possa gestar transformações necessárias, respeitando o tempo e as necessidades dos seus alunos. 

Pensando dessa maneira, este material foi elaborado com o principal objetivo de subsidiar no trabalho pedagógico, propondo situações de aprendizagem, oferecendo ao pedagogo diversas perspectivas para o encaminhamento da sua proposta de trabalho.

Cada bloco de atividades supõe a realização de um trabalho anterior vivenciado com os alunos de forma concreta e dinâmica. Pretende, assim, ser um instrumento que ajudará nas intenções e ações do dia a dia em sala de aula, visando a enriquecer ainda mais a sua prática, podendo redirecioná-la, se necessário, segundo a realidade em que você atua, dirigindo-a aos interesses e às necessidades de cada criança.

O professor dialoga com a realidade e deve levar em conta as variáveis do processo didático, buscando um processo de metacognição e percebendo, dessa maneira, os efeitos de sua atuação na aprendizagem de seus alunos. As orientações e sugestões deste material de apoio pedagógico retomam, ampliam e sistematizam os conteúdos trazidos nos livros nas áreas do conhecimento exploradas, oferecendo aos alunos desafios apontados nos diferentes níveis de aprendizagem. 


Muitas histórias para ler, ouvir e contar

UMA OBRA INTERDIDÁTICA


Por ir além (e muito além), de um livro didático a Obra Por Aqui Passou traz uma quantidade enorme de sugestões para auxiliar nas ações desenvolvidas pelos professores com seu alunos, veja abaixo a lista de Livros que fazem desse projeto uma encantadora viagem pelo mundo da Leitura.


Para maiores informações entre em contato conosco ou diretamente pela Editora clicando aqui.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.