EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS


08 Aug
08Aug

Apresentação

A Coleção Crescer Cidadão se propõe a tratar os mais diferentes e importantes temas da cidadania com uma proposta didática atraente, contribuindo de forma significativa para aprendizagem do aluno.

Os Livros de Educação em Direitos Humanos trazem, de forma sistemática, diretrizes, concepções e princípios dos direitos humanos, na perspectiva de educar para a cultura em respeito ao outro e a valorização da diversidade.

A Coleção Crescer Cidadão - Educação em Direitos Humanos foi organizada de forma compatível com as Diretrizes Nacionais Para a Educação em Direitos Humanos e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quando cita:

"Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os Direitos Humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de sim mesmo, dos outros e do planeta."



Livro 1

O Livro 1 inicia os estudos estimulando as reflexões do aluno sobre sua própria identidade, suas especificidades como criança e os cuidados necessários ao seu crescimento e desenvolvimento. Busca fazê-lo compreender a vida como o bem mais precioso da pessoa e a necessidade de sua proteção, introduzindo a noção de direito(s) e de sua validade universal

Livro 2O Livro 2 focaliza a convivência entre as pessoas, a relação entre o sujeito e o outro, as suas semelhanças e diferenças, o respeito recíproco. Trata da relação dos seres humanos com a natureza e dos cuidados com a sua preservação. Aborda as regras de convivência em sociedade e a necessidade de convivência em sociedade e de justiça como garantia dos direitos de todos.

Livro 3O livro 3 tem por aprendizagem a proteção dos direitos da criança, especificando os seus grupos de convívio - família, escola e comunidade - e a atuação que cada um desses segmentos deve ter nos cuidados e proteção à criança. Culmina com a noção de redes de proteção à infância e a atuação necessária dos governos nesse sentido.

Livro 4O livro 4 aborda os direitos fundamentais de liberdade, igualdade e fraternidade, como condições indispensáveis a uma vida com dignidade, e como garantia dos demais direitos. Procura ainda repassar a compreensão-síntese de que os direitos não são dados, mas conquistados e aprendidos.

Princípios

A Coleção Crescer Cidadão - Educação Direitos Humanos acredita que através de uma educação integrada conseguiremos desenvolver nos educandos uma formação sólida, baseada em princípios éticos e humanos. Faz referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

"As ciências Humanas devem, assim, estimular uma Formação Ética, elemento fundamental para a formação de novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao meio ambiente e à própria coletividade; o fortalecimento de valores sociais tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais."

O Livro


Manual do professor

O Manual da Coleção, contém orientações teóricas sobre Educação em Direitos Humanos oferecendo ao professor de forma prática e esclarecedora uma abordagem sobre a temática.

Cada Livro Contém orientações metodológicas específicas por unidade como também por seções, conduzindo o professor ao encaminhamento das atividades de forma a desenvolver nos alunos ações que visem alcançar habilidades a nível conceitual, procedimental e atitudinal.

Portal

O Portal Crescer Cidadão possui atividades que complementam o ensino através de jogos e brincadeiras lúdicas. Histórias animadas trazem situações do cotidiano do aluno retratando atitudes que reforcem ações de respeito com o eu e o outro



Os Livros dessa sessão são da Editora Grafset e devem ser adquiridos exclusivamente na própria editora através de seu site.

Clique aqui e conheça esse e outros Materiais exclusivos da Grafset

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.