APRENDER E BRINCAR É SÓ COMEÇAR


04 Jan
04Jan

Uma obra que traz  proposta inovadora para o trabalho com a educação Infantil, abordando temas e realidades de nossa gente e da nossa cultura.  A autora, Professora Rita Braz, nascida no sertão baiano, possui graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Pernambuco, Especialização em Língua Portuguesa e Mestrado em Educação e Pesquisa pela Université du Québec à Chicoutimi, revalidado pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim. Exerceu o Cargo de Diretora Regional de Educação- DIREC 28, sendo Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Diretora Municipal de Educação, com experiência comprovada em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos temas voltados para educação, leitura, escrita, letramento e educação Infantil, vem com essa obra colocar sua experiência de mais de 25 anos  com alunos, professores e coordenadores para  vivências significativa na área da infância, de forma que a  apropriação do conhecimento seja lúdica, prazerosa e significativa. Na coleção a autora ainda se preocupa (como não poderia deixar de ser), com a prática pedagógica dos atores  envolvidos na Educação Infantil, uma vez  que  no manual do professor  traz um debate teórico para consolidar as propostas presentes nos cadernos dos alunos. Entre as potencialidades  da obra  destacamos: cuidado  com o desenvolvimento da competência discursiva através de propostas  práticas de linguagem significativas e situadas nos variados ambientes discursivos;   ênfase especial na oralidade,  letramento, cultura  e artes;  preocupação em articular as diversas áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar;   respeito às diversidades culturais, étnicas, sociais e religiosas, bem como  o trabalho de letramento a partir de temas geradores, que vão desde questões de higiene, passando por família, sociedade e ecologia e outros temas não menos relevantes.  As questões de inclusão e diversidade aparecem de forma leve e lúdica, com reflexões apropriadas para essa faixa etária.  É uma  obra de excelente qualidade gráfica, colorida e com gravuras bem selecionadas, traz desde fotos, desenho até reproduções de obras de grandes artistas.

Conheça cada Volume


Maternal

ImagemEsta coleção, para crianças de 0 a 2 anos (maternal), foi pensada e elaborada com o objetivo de contribuir com o seu trabalho pedagógico para que de maneira acessível e socializadora enriqueçam o desenvolvimento, a identidade, a coordenação motora e a socialização da criança, através de aprendizagens diversificadas realizadas a partir de brincadeiras, canções, leituras de imagens orientadas por, você, professor. É importante ressaltar, que essas aprendizagens, de natureza diversa, ocorrem de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil.

Nível 01

ImagemEsta coleção é resultante da construção de uma proposta pedagógica voltada para o letramento da criança (3 anos) da Educação Infantil. A coleção traz para o aluno dois volumes, cujo objetivo principal é ser um instrumento de apoio ao processo de formação do sujeito, norteado por princípios e valores que consideramos fundamentais para a constituição da consciência crítica, comprometida com os grandes desafios contemporâneos. Através de muito colorido, desenhos, recortes, poemas, diálogo entre os diferentes e sobre as diferenças,damos vida ao trabalho. Para o professor um manual com aporte teórico, sugestões de planejamento, de rotina e atividades.
As propostas são interdisciplinares e contextualizam o conhecimento a partir de temas específicos por quatro unidades de ensino em dois volumes, que são: Eu e meu amigo, História de família, Escola Espaço Cultural, Um lugar especial. Os ricos e rabiscos nos interessam e representam importantes manifestações na construção da autonomia das crianças da fase atendida.

Nível 02

ImagemEssa coleção ilustra nossa proposta pedagógica voltada para o letramento de crianças (04 anos) da Educação Infantil. A coleção oferece ao aluno dois volumes cujo objetivo principal é ser um instrumento de apoio ao processo de formação do sujeito, norteado por princípios e valores que consideramos fundamentais para a construção da consciência crítica, comprometida com os grandes desafios contemporâneos. Mais uma vez recorremos a muito colorido, desenhos ilustrativos, recortes, contos, poemas, diálogo entre os deferentes e sobre as diferenças, rimas e desafios, para darmos vida ao volume. Para o professor um manual com aporte teórico, sugestões de planejamento, de rotina e atividades.
As propostas continuam interdisciplinares e contextualizam o conhecimento a partir de temas específicos em quatro unidades de ensino em dois volumes que são: Um pouco de mim e de meu coleguinha, Vivências em família  Vivências na escola, Vivendo e convivendo na minha cidade. Os ensaios da escrita e leitura, associados à percepção de si mesmo e de outras vidas, são importantes e necessários! O plural, informa, ensina a viver coletivamente; é a própria letra do letramento.

Nível 03

ImagemEsse nível, na coleção, ilustra também uma parte da nossa proposta pedagógica para o letramento de crianças (5 anos) da Educação Infantil. A coleção traz para o aluno dois volumes, cujo objetivo principal é ser um instrumento de apoio ao processo de formação do sujeito, norteado por princípios e valores que consideramos fundamentais para a constituição da consciência crítica, comprometida com os grandes desafios contemporâneos. Nesse volume, também buscamos ilustrar as atividades propostas com muito colorido, obras de arte, desenhos ilustrativos, recortes, contos, poemas, encontros entre pessoas diferentes e propostas para debater as diferenças ao longo de todas as unidades, provocando reflexão e o (re)conhecimento da realidade, enquanto a criança aprende. E para o professor um manual com aporte teórico, sugestões de planejamento, de rotina e atividades.
As propostas sempre com o enfoque interdisciplinar, contextualizam o conhecimento a partir de temas específicos em quatro unidades de ensino. Nesse nível os os temas são: Histórias de vida, Vivências em família, Vivências na escola, Vivendo e convivendo na minha cidade. Agora os ensaios de escrita e leitura estão associados à vida em comunidade, ao convívio social e às trocas formativas que acontecem no cotidiano! É evidenciado o encontro de uma história de vida pessoal com tantas outras que criamos a possibilidade de letrar e, portanto, da criança avançar na apreensão de alguns valores necessários para ser e estar no mundo de forma generosa.

A Coleção Aprender e Brincar é exclusividade da Vem Saber Editora de Livros. Clique aqui e conheça

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.