Aprender Cantando


29 Nov
29Nov

COLEÇÃO APRENDER CANTANDO

A tarefa docente consiste, sobretudo, em um grande desafio, haja vista os fatores que interferem na condição motivacional dos profissionais dessa área, como também dos sujeitos da aprendizagem. Não é tão óbvio quanto parece reconhecer que muitas vezes o corpo docente se vê desestimulado e desencorajado na labuta diária, em virtude das dificuldades encontradas.

Muito embora, não perca a esperança de encontrar meios pedagógicos para a melhoria de sua função docente.

Os educandos, por sua vez carecem de meios estratégicos pedagógicos que facilitem sua aprendizagem.

A música eleva o espírito humano, alegra, encanta, proporciona uma evasão momentânea da realidade. O grande filósofo alemão Nietzsche (1844-1900) afirmou: “Sem a música, a vida seria um erro”. As músicas apresentadas neste projeto são uma maneira de repensar a prática pedagógica nas aulas de língua portuguesa. Na tentativa de ampliar as estratégias de ações pedagógicas, o estudo gramatical, o trabalho enfocando os gêneros textuais orais e escritos e a análise da estrutura da dissertação escolar são amplamente facilitados pelo repertório textual e musical proposto.

A sensibilidade e a educação emocional favorecem a convivência social no espaço escolar, deixando fluir a imaginação. Isso é fundamental à formação de indivíduos críticos e capazes de tomar decisões com equilíbrio e convicção. Ou seja, a escola precisa ser um espaço de aprendizagem significativa, motivado pela felicidade e pela atitude.




Comentários
* O e-mail não será publicado no site.