5 min de leitura

                                                         APRESENTAÇÃO

                                                                LIVRO 1


TÍTULO: QUEM SOU?
AUTORA: IZA MORESCHI
ILUSTRAÇÃO: JULIANE ENGELHARDT

"QUEM SERÁ QUE QUANDO MOSTRA AS GARRAS TODO MUNDO TEM MEDO? ENTRE NA MATA DESVENDE ESSE MISTÉRIO!

UMA HISTÓRIA PARA AGUÇAR A IMAGINAÇÃO E A OBSERVAÇÃO. VOCÊ VAI SE DIVERTIR, VIRANDO AS PÁGINAS E DESCOBRINDO, AOS POUQUINHOS QUEM É ESSE ANIMAL INCRÍVEL!

COM MUITAS RIMAS E ATÉ UMA PARLENDA NO FINAL VOCÊ VAI SE ENCANTAR COM ESTA HITÓRIA ANIMAL"

COMPRE AQUI



LIVRO 2


TÍTULO: TIBUM, O PEIXINHOPERGUNTADOR
AUTOR: GUGA CIDRAL
ILUSTRAÇÃO: JULIANE ENGELHARDT

TIBUM, O PEIXINHO PERGUNTADOR TE CHAMA PARA O MAR, PARA MERGULHAR, PARA CONHECER E QUESTIONAR. UMA OBRA QUE TRAZ A POESIA COMO FIO CONDUTOR, LEVANDO O LEITOR ENTRE RITMOS E ALITERAÇÕES QUE BRINCAM COM A FORMA DA PALAVRA E INSTIGA A CRIANÇA A UM MUNDO IMAGINADO ENTRE O OCEANO E AS EMOÇÕES DAS DESCOBERTAS.

QUE CRIANÇA NUNCA SE PERGUNTOU ONDE COMEÇA E ONDE TERMINA O MAR? COMO A CHUVA TRANSFORMA A ÁGUA EM CAMINHOS PELO MAPA? AS PERGUNTAS DE 'TIBUM' SÃO UMA JORNADA POR ESSA BUSCA DE CONHECIMENTOS DA INFÂNCIA DE UM JEITO DIVERTIDO, QUE BRINA COM A LINGUAGEM E TE FAZ SORRIR.

ENTRE DESCOBERTAS, FAMÍLIAS E SENTIMENTOS, O PEIXINHO PERGUNTADOR VAI APROXIMAR AS CRIANÇAS DAS RESPOSTAS E TRARÁ DIVERSÃO PARA PAIS, MÃES E TODO QUE QUISEREM MERGULHAR NESSA AVENTURA.

COMPRE AQUI

  LIVRO 3


TÍTULO: BRINCAR DE QUÊ!
AUTOR: GUGA CIDRAL
ILUSTRAÇÃO: LEANDRO FRANCISCA

BRINCAR DE BOLA, NA RUA, DE SALTAR E DE BAMBOLÊ. O "BRINCAR" É O PRINCÍPIO DA INFÂNCIA, DE TUDO QUE FAZ A CRIANÇA FELIZ E IR ALÉM COM A SUA IMAGINAÇÃO. BRINCAR DE QUE É UMA OBRA QUE TRAZ EM SEU TEXTO ESSE LADO DOCE DO MUNDO INFANTIL, COM REFERÊNCIAS DE CANTIGAS DE RODA, DE VIVÊNCIAS CLÁSSICAS DESSA FASE TÃO GOSTOSA. A BRINCADEIRA, AQUI, É APRENDER, RELEMBRAR E CELEBRAR O "SER CRIANÇA". VEM BRINCAR! VENHA VIVER. PEGUE SUA BICICLETA,  VAMOS ATÉ O LIMOEIRO, VAMOS SOLTAR PIPA E BATER PALMA. ENTRE NESSAS PÁGINAS E PERCORRA O UNIVERSO DAS BRINCADEIRAS. DEIXA A IMAGINAÇÃO CORRER E A POESIA SORRIR

COMPRE AQUI


  LIVRO 4



TÍTULO: NINO & NINA
AUTOR: GUGA CIDRAL
ILUSTRAÇÃO: LEANDRO FRANCISCA

NINO E NINA... UM BONECO DE TEATRO E UMA BONECA BAILARINA. JUNTOS BRINCAM, CANTAM, CONTAM HISTÓRIAS, FAZEM POESIA, VIAJAM NO TEMPO, NO VENTO, INVENTAM... ONDE SERÁ QUE VAI PARAR ESSA HISTÓRIA? VOCÊ É CAPAZ DE ADIVINHAR? VENHA COM A GENTE DESCOBRIR ONDE NINO, MENINO NINA, MENINA FORAM PARAR

COMPRE AQUI


NOSSA OPINIÃO

QUALIDADE TEXTUAL

Os quatro livros trazem uma clara preocupação na disposição das palavras, palavras bem escolhidas, bem colocadas e de fácil entendimento.

Percebi claramente que há um cuidado em relação às palavras e as gravuras que preenchem todas as páginas (com destaque aqui para o trabalho encantador de Leandro Francisca no livros "BRINCAR DE QUE?"), a sincronia entre letras e cores é formidável.

Gosto dos jogos sonoros de todos os  livros, entretanto o QUEM SOU EU se destaca nesse sentido, mas todos eles fazem muito bem o jogo complicado de aliterações, assonâncias, onomatopeias de forma leve e sutil e coerente.

A escolha do texto é boa, principalmente porque está claro nos autores a preocupação com uma linguagem que faz com que a criança seja capaz de atribuir sentidos ao texto.

O que mais me chamou atenção no sentido de qualidade textual é a capacidade de fazer com que o mediador possa ler todos os livros de voz alta sem cair na mesmice e se tornar a leitura cansativa.

Ponto negativo a considerar:

Para esse tópico eu destaco um ponto negativo apenas:
A descrição na contracapa do TIBUM, O PEIXINHO PERGUNTADOR, além de estar em caixa baixa é confuso.

QUALIDADE VISUAL
 (Ilustrações e Projeto Gráfico)

O projeto gráfico é bem trabalhado, prende atenção do leitor e transforma em curiosidade e instiga a investigação. 

A apresentação dos Autores e Ilustradores não quebra o ritmo dos textos, sendo bons de ler também.

A relação entre textos e imagens é muito delicada e acertada. Destaque para o BRINCAR DE QUE, que faz isso de forma primorosa e o que o leitor não captar no texto, a imagem o fará sem simplificar demais as coisas.

As fontes são boas de ler e as cores favorecem tanto à leitura como mergulhar em cada frase. Aqui destaco o QUEM SOU EU, que acredito tenha sido mais feliz nesse sentido. Poucas palavras, brincando com duas cores e as colocando nos pontos certos em relação às imagens.

Vale destacar que em momento algum as imagens interferem no texto, no seu significado e não caem em nenhum estereótipos, mesmo que em NINO & NINA o texto caia em um estereótipo muito comum, que falarei logo abaixo.

Há claramente cuidado na qualidade estética e gráfica na composição das ilustrações. 

As imagens do Nino e Nina são tão bem feitas que parecem em 3D.

Ponto negativo a considerar:

O Ponto negativo aqui, mais uma vez vai para a contracapa do TIBUM, O PEIXINHO PERGUNTADOR, o jogo de cores atrapalha e cansa a leitura

QUALIDADE TEMÁTICA

O diálogo com o imaginário infantil é bem traçado e traz um bom resultado.

Ponto negativo a considerar:

Porém aqui percebemos que por mais suaves e belos que sejam os textos eles pecam pois não possibilitam a reflexão das crianças sobre si próprias, os outros e o mundo que as cerca, se furtando de abordar questões relativas à alteridade no processo de convivência. 

Peca bastante, por ser uma coleção com título indígena (Tapapuí significa "BRINCAR" no dialeto da etnia indígena SateréMawé) e não fazer nenhuma menção aos povos indígenas.

O livro NINO & NINA reforça o estereótipo da menina delicada, sonhadora e bailarina, e do menino aventureiro, pirata. 

Há um jogo perigoso aqui, onde os dois personagens são apresentados como NINO (Menino) e NINA (Menina), porém os dois se casam.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mesmo com os pontos negativos são livros que favorecem bons momentos de leitura para as crianças. Os textos são leves, apesar de limitar as reflexões, podem ser um bom recurso para fazer sonhar.

NOSSA NOTA

Pela falta de contextos culturais, sociais, históricos e econômicos. Incluindo a vivência de populações indígenas , africanas e afro-brasileiras, mesmo abordando temas como brincadeiras, florestas, oceano e trazendo no título da coleção uma palavra indígena.
Vale citar também o casamento de duas crianças






Os livros da COLEÇÃO TAPAPAUI são de publicação da Editora Zênite.


 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.