ALUGUEL DE TABLETES - ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


Locação de tabletes e smartphones, contemplando diversos modelos da Apple, Samsung, Motorola, entre outras, prontas para uso. A CONTEUDO compartilha mobilidade corporativa, conectando seus alunos por meio de tecnologia.


CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSOS MODELOS DE TABLETS PARA ALUGUEL

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E UM DE NOSSOS CONSULTORES TERÁ IMENSO PRAZER EM TIRAR TODAS AS SUAS DÚVIDAS

Cada vez mais escolas procuram pelo aluguel de tablets! Isso acontece pelo fato destes aparelhos facilitarem muito o dia a dia escolar de alunos e professores.



Segundo a FENEP (Federação Nacional das Escolas Particulares), mais de 30% dos colégios particulares já estão usando tablets. Podemos citar 4 fatores que influenciam nessa decisão:
  1. Aumento de produtividade: Funcionando como base de estímulo superior aos livros escolares tradicionais ou simples aprendizado através do quadro negro. Tablets interagem melhor com as novas gerações e estimulam a aprendizagem.
  2. App de ensino: Você sabe que existe uma série de aplicativos e outras plataformas virtuais que facilitam o trabalho dos professores e contribuem para ensino dentro e fora da sala de aula. Estes mesmos recursos podem ser facilmente acessados por tablets.
  3. Engajamento e interatividade: Convenhamos, alunos sentem-se muito mais aà vontade em aprender com comunicação em grupo, vídeos, apresentações e muito mais! O uso de tablets aumenta a interação dos mesmos e, consequentemente, o engajamento.
  4. Custo-benefício: Assim como mencionado anteriormente, o custo-benefício da locação de tablets é excelente, principalmente quando pensamos nas escolas, visto que acabam saindo bem mais barato do que determinados materiais escolares.
As vantagens do tablet para escolas são, sem dúvidas, muitas! Porém, é importante lembrar que servem como material de apoio, ou seja, não substituem por completo os livros.
Provavelmente, a pergunta principal a ser feita. Você certamente já deve ter compreendido diversas vantagens proporcionadas pelo uso de tablets, mas ainda está em dúvida se vale a pena ou não alugar tablets para as escolas de seu município, certo?
Bom, os serviços de locação, por si só, proporcionam diversas vantagens! Quando falamos especificamente de tablets, basta se questionar:
  • Como garantir a relação socioafetiva e emocional na Educação Infantil?
  • Como Garantir a continuidade do programa curricular do Ensino Fundamental 1 e 2?;
  • Garantir evidências de aprendizagem no processo remoto?
  • Como Controlar presença dos alunos e atenção ao tempo de tela: e adaptar estratégias e recursos pedagógicos para canais digitais
  • Proporcionar uma educação de qualidade com evidências e avaliações de aprendizagem e 
  • Garantir o conhecimento necessário na prevenção da COVID-19.
Dessa forma, as ações do município devem ser pautadas por três pilares:
- a continuidade na entrega de ensino de excelência por meio das aulas on-line;
- a preocupação com o bem-estar dos alunos e das famílias, a partir do estabelecimento de uma rotina de atividades de interação entre os pares, rodas de conversa, lives com psicólogo e Direção Pedagógica, direcionadas a toda a comunidade, e o anúncio de medidas financeiras;
- o acolhimento e o envolvimento de todos os profissionais das escolas municipais em ações operacionais rápidas que possibilitaram a continuidade das atividades curriculares em tempo hábil.

Com aquisição de Tabletes será possível atender aos alunos da seguinte maneira:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Aulas on-line
Uso das ferramentas GSuite For Education e aulas on-line pelo Classroom – Google Meet.
Carga horária de atividades diárias, levando em consideração também o tempo de tela recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria para a faixa etária de 2 a 5 anos e o programa de atividades que fazem parte da programação da Educação Infantil de acordo com cada faixa etária, incluindo atividades que priorizem o bem-estar dos alunos e o conhecimento necessário na prevenção da COVID-19.
Sugerimos também que sejarealizado o uso da plataforma Google Classroom – Meet com videochamadas em grupo entre a turma de crianças e os professores regentes.
Devem ser ofertados vídeos gravados pelos professores com proposição de atividades lúdicas que servirão de estímulo à curiosidade em aprender e conhecer, garantindo os direitos fundamentais de conviver (virtualmente), brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, baseados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Também devem ser desenvolvidas rodas de conversa com pais e responsáveis, possibilitando troca de experiências e orientações e sendo referência de apoio às famílias nesse momento delicado e de reclusão, assim como reuniões de pais para troca de informações acerca do desenvolvimento do trabalho virtual.
Uma sugestão interessante é o compartilhamento de dicas de atividades culturais que permitam o estímulo às diferentes linguagens artísticas por meio da literatura, música, artes cênicas e expressão criadora, bem como comunicação permanente de orientações aos responsáveis pelos Editais do Classroom, que mantém uma relação exclusiva com a comunidade escolar, assim como correios eletrônicos e canal de telefone exclusivo com a coordenação.

Por fim, poderão ser disponibilizados no Classroom, tanto as gravações das aulas on-line para as famílias que eventualmente não consigam acompanhar a aula, para que possam fazer o reforço com seus filhos, quanto o conteúdo das aulas.
Avaliação 
A proposta de avaliação deve priorizar o processo pelo qual o aluno desenvolve sua prática educacional. Registros e observações estão sendo feitos pelos professores e além da participação dos alunos nas videoconferências com suas documentações pedagógicas.
Opcionalidade ou obrigatoriedade das atividades gravadas
As atividades postadas devem ser marcadas como concluídas a partir do Nível I (4 anos) para que seja computada a frequência do aluno.
Conteúdo programático
As aulas ministradas em modelo remoto devem estar em consonância com o conteúdo programático bimestral de cada segmento, conforme explícito nas páginas iniciais do material didático do aluno.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
Aulas on-line
Para esse público deverá ser promovido o uso da plataforma Google Classroom – Meet com videochamadas entre os alunos de cada turma e os professores regentes, desenvolvendo as áreas de Linguagem – Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa – Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
As aulas on-line devem impreterivelmente contemplar os conteúdos e temas relacionados ao currículo mediante o compartilhamento de telas virtuais, realizando exercícios individualmente ou em salas compartilhadas em grupos, oportunidade em que também haverá a participação em aulas virtuais complementares no contraturno para os alunos que necessitam de orientações personalizadas de aprendizagem.
Sugerimos comunicação permanente de orientações aos responsáveis pelos Editais do Classroom, que mantém uma relação exclusiva com a comunidade escolar, assim como correios eletrônicos e canal de telefone exclusivo com a coordenação.
Deverão ser realizadas rodas de conversa com pais e responsáveis, possibilitando troca de experiências e orientações, sendo referências de apoio às famílias nesse momento delicado e de reclusão.
Também, reuniões de pais para troca de informações acerca do desenvolvimento do trabalho virtual e dicas de atividades culturais que permitam o estímulo às diferentes linguagens artísticas no que se refere a literatura, música, artes cênicas e expressão criadora.
Por fim, poderão ser disponibilizados no Classroom, tanto gravações das aulas on-line para as famílias que eventualmente não consigam acompanhar a aula, para que possam fazer o reforço com seus filhos, quanto o conteúdo das aulas.
Avaliação 
Para manter a rotina de aulas, atividades e estudos dos alunos, deverá ser elaborado um programa de avaliações, de acordo com a realidade de cada segmento em regime de excepcionalidade e temporalidade, durante a quarentena, que tem o objetivo de finalizar o cronograma de provas previsto para a composição das médias do 1º bimestre e iniciar o ciclo de avaliações para compor as médias do 2º bimestre. As avaliações acontecerão por meio de formulários no Classroom, de acordo com as datas, horários e orientações postadas para os alunos.
ENSINO FUNDAMENTAL 2 
 Aulas on-line
Deve ser usada a plataforma Google Classroom com aulas síncronas e assíncronas entre os alunos de cada turma e os professores de cada disciplina, com videochamadas, Google Meet, interatividade entre os alunos, compartilhamento de arquivos, realização e apresentações de atividades e aulas gravadas.
As aulas contemplam conteúdos e temas relacionados ao currículo mediante o compartilhamento de telas virtuais, realizando exercícios individualmente ou em salas compartilhadas.
Também será instituída comunicação permanente de orientações aos alunos e responsáveis pela sala Edital do Classroom, que mantém uma relação exclusiva com a comunidade escolar, assim como correios eletrônicos e canal de telefone exclusivo com a coordenação.
Por fim, haverá troca de experiências e orientações com os pais em momentos de encontros virtuais, e sendo referência de apoio às famílias nesse momento delicado e de reclusão.
Poderão ser disponibilizados no Classroom os conteúdos das aulas para as famílias e alunos que eventualmente não consigam acompanhar as aulas on-line.
ORIENTAÇÃO ÀS FAMÍLIAS
A educação remota e a circunstância de excepcionalidade em que se encontram as famílias têm permitido um contato mais direto e imediato a respeito do acompanhamento escolar dos alunos, visto que a maioria dos familiares se encontram em reclusão junto aos filhos.
Com a aquisição dos Tablets serão disponibilizados canais de comunicação entre família-escola, como de telefonia/e-mails direto entre a equipe gestora e os responsáveis, já tradicionalmente utilizados.
  • Reuniões, Rodas de Conversa e Lives com os responsáveis 
ORIENTAÇÃO AOS DOCENTES
A educação remota e a circunstância de excepcionalidade indicam a necessidade de formação e treinamento presencial no início do processo (antes do fechamento da escola) e pós fechamento através de cursos a serem  promovidos pela equipe de Tecnologia Educacional e TI.
As reuniões pedagógicas de planejamento com as coordenações servem para manter orientações aos professores em suas necessidades práticas e subjetivas em tempos de COVID 19.

EQUIPE TÉCNICA PEDAGÓGICA
 A equipe técnica pedagógica, composta por diferentes gestores – coordenadores e psicólogas – deve ser eficaz e capaz de apresentar um trabalho impecável frente às diferentes dimensões da comunidade escolar – pais, alunos, professores e funcionários.
Uma equipe que se destaque pela criatividade, integração e proatividade e que demonstre uma enorme capacidade de adaptabilidade, habilidade imprescindível nas equipes de trabalho.